Gestão de riscos no data center moving

Eficiência energética com DCIM
Eficiência energética com DCIM
03/08/2022
Migração Lógica de Data Center
Migração Lógica de Data Center
24/08/2022
Show all
Gestão de riscos no data center moving

Com o avanço vertiginoso da presença digital, os Data Centers precisaram acompanhar toda a demanda para atender as necessidades que surgiam ao longo do caminho e manter um bom funcionamento operacional das organizações.

Com o crescimento e expansão das empresas, muitas acabam precisando migrar seus Data Centers para uma instalação maior e mais eficiente, capaz de comportar suas exigências e manter um bom sistema de funcionamento e armazenamento de dados.

Por se tratar de um trabalho delicado e sensível, estar preparado e saber como lidar com qualquer tipo de intercorrência que possa ocorrer ao Data Center, reduzindo ao máximo os possíveis danos e resolvendo a situação de forma eficaz é fundamental. 

1. Gestão de risco no Data Center moving

Os profissionais envolvidos, além de capacitados e experientes, devem ter uma abordagem integrada na gestão de risco no Data Center Moving, levando em consideração alguns fatores importantes, como:

Conheça bem os seus riscos

Conhecer os seus riscos é a melhor forma de estar preparado para os possíveis acontecimentos que possam prejudicar o Data Center. Com o avanço das tecnologias, as práticas de trabalho se tornam cada vez mais complexas, por isso, confira alguns de possíveis riscos que você pode enfrentar em Data Center:

Segurança de TI inapropriada

As violações de segurança cibernética são um dos maiores riscos enfrentados por Data Centers, resultando em roubo de dados ou ataques a toda engenharia social. Só em 2021, a violação de dados alcançou a marca de US$ 4,24  em custos operacionais. Além disso, as falhas de segurança podem levar ao roubo de dados de cartões de identificação, que não são mais capazes de serem verificados, colocando também a segurança física em risco.

Queda de energia

A falta de energia, mesmo que ocorra em raras situações, pode acontecer, em grande parte dos casos, como consequência da ocorrência de desastres naturais.Ter geradores e rotas de energia com UPS é fundamental para lidar com esse problema e evitar prejuízos maiores, evitando a interrupção da energia no local.

Vazamento de água

Outro evento de risco raro de acontecer mas que precisa ser administrado rapidamente, pois apresenta grandes riscos aos equipamentos. Entretanto, cursos de água devem ser mantidos para controle nos casos de incêndio.

Incêndio

Curtos circuitos e ocorrências de picos de energia podem acabar causando o incêndio em Data Centers. Assim, precisam ser contidos o mais rápido possível, pois podem jogar por água abaixo milhares de reais em equipamentos, além de perder dados relevantes e importantes.

2. Faça uma avaliação do risco antes de gerenciá-lo

Assim como qualquer negócio, os riscos também ocorrem de forma diferente e cada Data Center será mais propício para determinados riscos. Assim, avaliar os riscos e elaborar um plano completo de gestão de acordo com aquele ambiente trará muitos benefícios caso ocorra qualquer intercorrência, podendo ser resolvida rapidamente e evitando grandes prejuízos. Além de conseguir prever os riscos antes mesmo que eles aconteçam.

Bom, diante de tudo colocamos neste post, com esses pontos é possível perceber a importância de uma boa gestão de riscos no Data Center Moving, planejada de forma individualizada para aquele local e processo.

Uma equipe de profissionais rigorosamente treinados e experientes é a melhor opção para tarefa, levando em consideração todos os pontos importantes para um plano de gestão de risco o mais eficiente possível e sabendo lidar de forma rápida com qualquer evento adverso.

 Se você gostou do nosso artigo Gestão de riscos no data center moving e deseja conhecer mais sobre nosso portfólio, acesse https://www.thriveti.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat