O gerenciamento de infraestrutura de Data Center não é uma tarefa fácil.
O software certo pode ajudar os administradores a rastrear a eficiência de seus racks e instalações de servidores e identificar onde fazer melhorias.
O gerenciamento da infraestrutura do data center é a coordenação entre as funções de TI e das instalações do edifício. Sua tarefa final é fornecer uma visão geral do desempenho do data center para que os administradores usem energia, equipamentos e espaço físico da maneira mais eficiente possível.
Originalmente baseado no software de modelagem de informações de construção, os administradores podem usar as funções do software DCIM para armazenar e analisar dados do data center em tempo real. Com recursos esquemáticos, o software também permite que os administradores criem diagramas e gerem layouts de equipamentos. tenha uma equipe devidamente preparada para administrá-lo.
Para coletar dados, as organizações usam sensores e unidades de distribuição de energia montadas em rack para monitorar a infraestrutura de energia e refrigeração. Isso ajuda os administradores a gerar informações detalhadas de ativos para rastreamento e monitoramento de desempenho. Para uma modelagem mais contínua, algumas equipes de TI acoplam o software DCIM com ofertas de dinâmica de fluidos computacional para analisar o fluxo de ar e possíveis problemas de resfriamento.
Precursor do software DCIM, os sistemas de gerenciamento de edifícios (BMS) monitoram os componentes mecânicos, elétricos e eletromecânicos de uma instalação. Isso inclui HVAC, energia, controle de acesso físico, luzes e estações de bombeamento.
A versão básica de um sistema de gerenciamento predial inclui software, um servidor de banco de dados e sensores inteligentes conectados. À medida que os sensores coletam e enviam informações para o banco de dados, o hardware é programado para detectar anomalias. Os administradores do data center podem definir determinados limites de temperatura para que o sistema envie um alerta para um possível superaquecimento.
A ideia por trás do software DCIM é ajudar os administradores a ter uma visão única de sua infraestrutura de data center. Isso significa que o software atua como um console de gerenciamento para apresentar dados de várias fontes em uma tela unificada; os administradores podem ver o painel desses tipos de programas e obter uma visão geral das operações.
Quando se trata de ofertas de painel e visualização única, há recursos importantes a serem considerados durante a seleção. Com os recursos certos, os administradores podem evitar a inundação de dados ou relatórios que dificultam a identificação das necessidades operacionais.
Os administradores devem procurar uma GUI intuitiva que seja bem definida e fácil de navegar; uma tela personalizável que pode ser adaptada às necessidades específicas do usuário; e uma estrutura de relatórios que facilita o acesso aos dados.
Essa métrica ajuda a determinar o desempenho da infraestrutura de uma organização. Desenvolvido pela The Green Grid, a eficiência da infraestrutura do data center (DCiE) é registrada como uma porcentagem.
Para determinar o DCiE, os administradores podem dividir a potência do equipamento de TI pela potência total da instalação. Em seguida, multiplique esse número por 100 para obter a porcentagem. Para obter esses números, a energia da instalação geralmente pode ser observada a partir do medidor da concessionária da instalação. A potência total do equipamento de TI deve ser medida após a conversão, comutação e condicionamento de energia. A principal forma de capturar esta medida é através das saídas da unidade de distribuição de energia para a sala de informática.
Específica para eficiência energética, a eficiência no uso de energia (PUE) é outra métrica desenvolvida pelo grupo industrial The Green Grid. É a medição recíproca de DCiE, portanto, os administradores podem determinar a PUE com a seguinte equação: PUE = potência total da instalação/potência total do equipamento de TI.
A PUE é expressa como uma proporção e não uma porcentagem, com o data center médio em uma classificação de PUE de 2,5. De acordo com o Uptime Institute, para máxima eficácia, os administradores devem se esforçar para ter uma classificação de PUE de 1,6 para seus data centers.
Se você gostou do nosso artigo Uma introdução às métricas e termos de software DCIM e deseja conhecer mais sobre nosso portfólio, acesse https://www.thriveti.com.br