– Por quê isso me interessa?
⚡🔌🌳 2° Crise Energética e Existencial:
⛈️🌦️As mudanças climáticas têm contribuído para tal agravamento, dado o aumento do número de ocorrências e da intensidade de eventos como secas, enchentes, ondas de calor e incêndios, que acabam comprometendo a confiabilidade do sistema elétrico e aumentando o custo do serviço. Essa situação tem forte rebatimento no equilíbrio econômico-financeiro do Brasil.
☠️ Uma crise é definida como um desequilíbrio das condições de oferta e demanda, e se manifesta de duas formas principais: como uma restrição de energia ou de capacidade, podendo também haver uma combinação de ambas. Nos últimos 35 anos, o Brasil experimentou cinco crises relevantes – em 1986, 1987, 2001, 2013 e, por último, 2021.
🚿 Apesar de bastante diversas, há causas e lições comuns que podem ser extraídas. Por exemplo, em todas essas crises houve um forte choque de oferta devido a restrições na produção de energia hidráulica. Embora essas restrições não tenham sido a única causa, certamente foram as mais importantes, e revelam que algo deve ser repensado sobre o papel da hidrogeração no mix elétrico brasileiro.
Mesmo que tenham sido uma espécie de “seguro”, as contratações poderiam ter sido evitadas com a utilização de mecanismos de racionalização de forma moderada.
🌳 Agenda ESG, meio ambiente, preocupação com o planeta e ecossistema, custo da energia elétrica, crises energéticas como explicado acima.
Por fim, é fácil concluir que no momento atual com a nova onda da I.A., temos mais demanda de processamento de dados, do que recursos computacionais e energéticos disponíveis para suportar tal onda de evolução da sociedade.
….CONTINUA NO PRÓXIMO POST…