As empresas especializadas no ramo de Data Center enfrentam inúmeros desafios, tanto relacionados a construções de áreas para armazenar os equipamentos, como na sua manutenção.
Os Data Centers são instalados em áreas de missão crítica e cada um deles possui suas características próprias para serem levadas em consideração de acordo com o espaço e com o serviço solicitado, o que torna as estruturas bastantes divergentes entre si.
Além disso, com o aumento exponencial do uso de tecnologias digitais nos últimos anos, áreas destinadas para equipamentos de TI tornou-se uma necessidade fundamental.
Assim, para normatizar esse serviço, foi lançado em 2005 pela TIA-Telecommunications Industry Association e EIA/Electronic Industries Alliance, normas específicas a serem seguidas ao construir Data Center, sendo conhecida como EIA/TIA 942-Telecommunications Infrastructure Standard for Data Centers.
Veja mais detalhes a respeito da norma de Data Center eia-tia 942 a seguir:
Na tentativa de padronizar os Data Centers e manter a segurança desses locais, institutos internacionais estabeleceram alguns critérios rígidos e padronizados para serem seguidos, determinando o nível de qualidade e confiabilidade do Data Center.
A norma EIA/TIA 942 determina os diferentes níveis de criticidade do Data Center, sendo necessário que o empreendimento siga todo o regulamento para um bom funcionamento.
Ainda segundo a Telecomunication Infrastructure for Data Center (2005). a norma TIA 942 analisa fatores elétricos, arquitetônicos e mecânicos para classificar os Data Centers. Essa classificação possui quatro níveis independentes, cada um com suas características e designação. Confira:
Tier 1 – Básico: neste nível de classificação, não há nenhum tipo de redundância nas rotas estabelecidas. Além disso, os equipamentos alimentados via eletricidade não constam com redundância, o que implica que se algo ocorra com a via de alimentação, pode levar a interrupção total ou parcial do seu funcionamento.
Tier 2 – Componentes redundantes: já o segundo nível conta com módulos redundantes em todos os equipamentos. Para isso, é preciso duas caixas de acesso direcionadas a telecomunicação até o ER, módulos de UPS´s redundantes e gerador elétrico para abastecer toda a carga.
Tier 3 – Sistema Auto-sustentado: aqui, o Data Center conta com pelo menos duas operadoras com cabos independentes. Além disso, o espaço conta com duas salas de entrada, que têm no mínimo vinte metros de separação e ambas compartilham equipamentos de telecomunicação e são protegidas contra incêndio.
Tier 4 – Tolerante a falhas: o Tier 4 é o nível mais protegido de Data Center, possuindo cabeamento redundante e protegido por caminho fechado. Além disso, conta com comutação automática para realização de backup e recomenda-se zona de proteção contra incêndio, separada fisicamente e com alimentação preparada para qualquer intercorrência. O local também é alimentado por pelo menos duas alimentações de energia para garantir o funcionamento em caso de falhas.
A norma de Data Center eia-tia 942 conta com diversos componentes importantes a serem levados em consideração para a construção de um Data Center seguro, confiável e livre de riscos, sem colocar em perigo o bem mais precioso das empresas.
Tudo precisa ser feito de forma planejada, analisada e com profissionais experientes e cautelosos, levando em consideração a particularidade de cada local e cada empresa, pois cada uma possui suas características próprias.
Tudo isso claro, respeitando a norma eia-tia. e você gostaria de fazer um orçamento ou tirar alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco agora mesmo.
Se você gostou do nosso artigo Norma de data center eia-tia 942 e deseja conhecer mais sobre nosso portfólio, acesse https://www.thriveti.com.br