Muitas vezes, empresas dos mais diversos setores e segmentos, acabam postergando a mudança de Data Center e melhorando a infraestrutura do local por receio e insegurança em lidar com equipamentos tão importantes.
Isso porque a mudança de Data Center é uma tarefa frágil e de risco, o que significa que um planejamento para realizar a tarefa e experiência são fundamentais para que tudo ocorra como esperado, sem nenhum tipo de transtorno.
A mudança de Data Center é feita em três blocos temporais, que envolvem o momento anterior à mudança, a mudança em si e o pós mudança. Todos eles devem ser realizados com muita cautela e zelo possível.
Veja como realizar uma mudança de Data Center segura e garantir tranquilidade para sua empresa!
Para realizar a mudança de Data Center, é preciso elaborar um plano estratégico e eficiente. Assim, definir e analisar os pontos de controle que serão usados para a tarefa é fundamental e, claro, o levantamento de risco, para evitar e se preparar para imprevistos indesejados.
Saiba um pouco mais sobre o assunto:
Considere a seguinte situação hipotética: foi realizada a mudança de Data Center e o equipamento não funcionou no novo local. Como agir a partir desse momento e resolver a situação?
Bom, toda a conduta, caso essa situação ocorra, deve estar bem definida e trabalhada em um plano de contingência, onde se torna necessário “voltar” todo o processo para entender o que pode ter ocorrido e reparar.
Os pontos de controle também são fundamentais no processo. Para exemplificar, vamos considerar a mudança do backup. A migração é feita apenas a partir do momento em que o backup esteja funcionando e a previsão é de 10 horas. Mas, caso ela acabe demorando mais tempo que o determinado, a mudança é cancelada.
Além de todos os pontos de controle, a avaliação de riscos e danos aos equipamentos deve ser realizada, como o boot de segurança e o freezing.
Além de todos os pontos de controle desse checklist, é feito também um processo para avaliar os possíveis riscos de danos aos equipamentos durante a movimentação.
O congelamento é ponto em que não se pode mais mexer no Data Center novo, ou seja, não é permitido fazer qualquer tipo de conexão.
Todo o processo do boot de segurança deve ser realizado antes de iniciar a mudança de Data Center. Ele consiste, basicamente, em:
Essa estratégia funciona como uma garantia de que todos os equipamentos e procedimentos para iniciar o processo estão em dia e certificar que toda a equipe está ciente e envolvida na tarefa, sabendo exatamente o que está fazendo.
Assim, caso algo aconteça nesse momento, é muito mais fácil identificar e reparar, para dar prosseguimento a mudança de Data Center posteriormente, sem qualquer intercorrência.
Esses foram alguns pontos a se destacar a respeito da mudança de Data Center. Como dissemos no início do post, cautela e experiência são fundamentais para a qualidade e sucesso da tarefa.
Caso queira saber mais sobre o assunto ou fazer um orçamento, entre em contato conosco.
Se você gostou do nosso artigo Mudança de Data Center e deseja conhecer mais sobre nosso portfólio, acesse https://www.thriveti.com.br