Aproveitando o máximo do DCIM junto com BMS

5 erros comuns ao escolher um DCIM
5 erros comuns ao escolher um DCIM
14/06/2022
DCIM vs Monitoramento
DCIM vs Monitoramento
30/06/2022
Show all

Aproveitando o máximo do DCIM junto com BMS

Aproveitando o máximo do DCIM junto com BMS

Com a evolução tecnológica, os Data Center têm se tornado cada vez mais refinados, exigentes e interdependentes, possibilitando recursos sofisticados de gerenciamento de toda a infraestrutura do ambiente.

Para torná-lo ainda mais eficiente e otimizado, ferramentas foram desenvolvidas para garantir o monitoramento completo do Data Center, conhecido como DCIM (Data Center Infrastructure Management), que pode ter suas funções ainda mais otimizadas junto com BMS.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, confira o post a seguir:

1. Building Management System (BMS)

Both Building Management Systems (BMS) se trata de um sistema que se baseia em um hardware que conta com ferramentas avançadas de monitoramento que permite controlar tanto os equipamentos mecânicos como os elétricos do Data Center.

Se você quiser aproveitar ao máximo o DCIM junto com o BMS, você pode, ainda, estendê-lo e monitorar também equipamentos de energia e refrigeração.

Apesar de muitos profissionais de Data Centers conhecerem o DCIM e o BMS, a integração dessas duas ferramentas pode não ser tão simples para grande parte deles. Isso porque nem sempre os dois estão completamente integrados, o que pode inviabilizar algumas funções.

Dessa forma, para garantir um aproveitamento completo, é preciso integrar toda a interface para usufruir dos inúmeros benefícios que eles podem proporcionar.

2. Quais as vantagens do DCIM e BMS?

O DCIM é um excelente sistema de gerenciamento por permitir e fornecer acesso a informações críticas aos responsáveis pelo monitoramento do Data Center. Ele realiza sinalizações, medições, otimiza o desempenho dos equipamentos e várias outras funções, reunindo todas essas informações de forma organizada e relevante.

Entretanto, todos esses dados precisam ser analisados, interpretados, traduzidos e transformados em soluções para melhorar ou solucionar algum problema.

Assim, quando comparado ao DCIM, o BMS está mais relacionado com elementos mecânicos e técnicos, preocupando-se com a segurança, refrigeração, iluminação, energia e entre outros.

Assim, através de suas operações automáticas, ele garante o controle desses elementos, podendo também se expandir para a vigilância, detecção de incêndio, ativação de modos mais econômicos, acesso físico e etc.

3. Como funciona a integração DCIM e BMS?

Apesar de suas diferenças, como as citadas no tópico acima, algumas funções se assemelham nas duas ferramentas, como o monitoramento do consumo de energia, emissão de alertas e cálculo de PUE.

Entretanto, para aproveitá-los da melhor forma, combinar as suas funções traz inúmeros ganhos ao Data Center.

Enquanto o DCIM chama a atenção no fornecimento de dados, o BMS se destaca por permitir transformar esses dados em ações mais facilmente. Assim, integrá-los de forma completa pode resultar no fornecimento de dados extremamente importantes e traduzi-los por de ações eficientes e soluções tangíveis.

Quando aplicados no dia a dia, isso pode acontecer de diferentes maneiras, mas de forma geral, resulta-se na determinação de regras e sequências automáticas, otimizando todo o Data Center e exigindo menos participação do usuário.

4. Quais os principais benefícios da integração entre DCIM e BMS?

De forma geral, pode-se dizer que a integração entre DCIM e BMS permite não só o acesso a dados importantes, como também a execução de ações capazes de evitar falhas ou erros do Data Center, assim como melhorar o desempenho dos equipamentos.

Mas os benefícios não param por aí. O aproveitamento máximo dessas plataformas garante uma maior capacidade de planejamento, permitindo a realização e otimização de diversas funções, resultando em uma redução de energia e economia.

Tudo isso faz com que o Data Center seja mais eficiente, seguro e confiável, garantindo resultados incríveis.

Caso queira saber como você pode aproveitar ao máximo o DCIM junto com o BMS, entre em contato conosco.

 Se você gostou do nosso artigo Aproveitando o máximo do DCIM junto com BMS e deseja conhecer mais sobre nosso portfólio, acesse https://www.thriveti.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat