Eficácia do uso de energia (PUE)

Uma introdução às métricas e termos de software DCIM
Uma introdução às métricas e termos de software DCIM
16/05/2022
Checklist antes de mover um data center
Checklist antes de mover um data center
30/05/2022
Show all
Eficácia do uso de energia (PUE)

1- O que é a eficácia do uso de energia (PUE)?

A eficiência do uso de energia (PUE) é uma métrica usada para determinar a eficiência energética de um data center. A PUE é determinada pela divisão da quantidade total de energia que entra em um data center pela energia usada para operar o equipamento de TI dentro dele. A PUE é expressa como uma razão, com a eficiência geral melhorando à medida que o quociente diminui para 1,0.

A infraestrutura do data center e o poder de processamento dentro dela exigem muita energia, e os data centers que não operam com eficiência usarão mais energia. Monitorar uma métrica como a PUE é útil para comparar a eficiência do data center. Organizações e gerentes de data center podem usar essa métrica uma vez para medir a eficiência do data center e depois novamente para medir o efeito de quaisquer alterações feitas no data center. Isso ajuda a reduzir o consumo de energia e os custos de energia.

A PUE foi criada por membros do Green Grid, um grupo do setor focado na eficiência energética de data centers. De acordo com o “Uptime Institute Annual Global Data Center Survey 2021”, a PUE e o consumo de energia estão entre os principais métodos de sustentabilidade rastreados. Um padrão de benchmarking similar reconhecido pelo Green Grid é o Data Center Infrastructure Efficiency, ou DCiE.

2. Como o PUE é calculado?

O cálculo da eficácia do uso de energia é energia total da instalação/energia do equipamento de TI = PUE. A energia total da instalação é a quantidade de energia que a instalação usa, que inclui todo o hardware do data center, componentes de fornecimento de energia, sistemas de refrigeração e sistemas de iluminação. A energia do equipamento de TI refere-se à quantidade de energia que é usada para alimentar os equipamentos de armazenamento e rede, bem como os equipamentos de controle, como monitores e estações de trabalho.

3. A PUE pode ser calculada usando as seguintes etapas:

Meça o uso de energia no medidor de utilidade da instalação. Se o data center estiver em uma instalação de uso misto ou prédio de escritórios, faça uma medição apenas no medidor que está alimentando o data center. Se não estiver em um medidor de serviço público separado, estime a quantidade de energia que está sendo consumida pela parte do edifício que não é o data center e remova-a da equação. Uma maneira melhor de fazer isso, no entanto, é usar o software de gerenciamento de infraestrutura de data center (DCIM). Em vez de fazer uma viagem ao medidor da concessionária e fazer uma estimativa, são instalados sensores que coletam dados de uso de energia em tempo real para medir o PUE.

Meça a carga do equipamento de TI após a conclusão da conversão de energia, comutação e condicionamento. O ponto de medição mais útil está nas unidades de distribuição de energia, que fornecem energia aos computadores e equipamentos de rede. Essa medida deve representar a energia total fornecida aos racks de servidores no data center.

Faça as contas. Uma vez que as medições são coletadas, o cálculo da PUE é apenas dividir a potência total da instalação pela energia do equipamento.

4. Os benefícios da eficácia do uso de energia incluem o seguinte:

O cálculo pode ser repetido. A métrica deve ser usada várias vezes para avaliar as mudanças na eficiência do data center.

Avalie práticas mais eficientes. A métrica pode ajudar a identificar maneiras eficazes e não eficazes de reduzir o uso de energia.

Emparelha com software DCIM. O software DCIM pode calcular automaticamente a PUE em tempo real, consolidando esses dados em relatórios.

A métrica PUE na competição. Organizações com bons índices de PUE podem usar sua pontuação em materiais de marketing.

5. Algumas limitações de exemplo envolvidas com a PUE do data center, no entanto, incluem o seguinte:

Calculando a potência total exata da instalação. A precisão do cálculo da potência total da instalação é um fator importante que afeta a medição da PUE. Se uma organização tiver que estimar esse número em seu medidor de utilidade, o cálculo resultante será apenas uma estimativa.

O PUE não captura o consumo no nível do rack. A energia consumida no nível do rack não faz parte do cálculo geral do PUE, tornando o PUE menos preciso.

PUE como métrica de marketing. Embora as organizações possam usar a PUE em marketing, a métrica deve ser usada como uma métrica de melhoria e avaliação. Os profissionais de marketing não devem confiar muito no PUE apenas porque pode ser um conceito amplamente compreendido.

6. As etapas a serem seguidas para diminuir uma taxa de eficácia do uso de energia mais próxima de 1,0 incluem o seguinte:

Virtualize servidores. As máquinas virtuais podem executar suas próprias cargas de trabalho, o que reduz o consumo de energia e libera mais espaço.

Melhorar os sistemas de refrigeração. Para evitar o superaquecimento, os data centers exigem um sistema de resfriamento. No entanto, os sistemas de refrigeração baseados em refrigerante consomem muita energia. Melhorar esses sistemas ou reduzir a dependência do data center deles pode ajudar a diminuir a PUE.

Otimize a produção de ar frio. Isso pode ser feito, por exemplo, usando ar externo naturalmente frio ou trocadores de calor.

Substitua o hardware ineficiente. A qualidade e o desempenho de alguns hardwares podem se deteriorar com o tempo, portanto, se os servidores ou sistemas de armazenamento não estiverem funcionando adequadamente, eles devem ser substituídos.

Use uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS) com eficiência energética. A distribuição de energia deve ser projetada com um UPS para ser mais eficiente. Equipamentos mais eficientes e fazer com que a energia funcione em uma distância menor aumentam a eficiência.

Use iluminação energeticamente eficiente. Embora a iluminação geralmente represente uma parcela menor do consumo de energia, ainda é uma maneira fácil de reduzir a produção de energia e calor. Substituir a iluminação fluorescente por LEDs em sensores de movimento e controles de iluminação pode ajudar a reduzir o consumo de energia e a produção de calor.

Se pretende aperfeiçoar o gerenciamento de data center do seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo!

 Se você gostou do nosso artigo Eficácia do uso de energia (PUE) e deseja conhecer mais sobre nosso portfólio, acesse https://www.thriveti.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat