Um bom Data Center exige um monitoramento rígido e eficiente, capaz de prever, evitar e corrigir qualquer evento que o coloque em risco, identificando-o em tempo hábil. Isso contribui diretamente na redução de falhas e perda de dados, erros graves nesse tipo de ambiente.
O DCIM é uma ferramenta capaz de garantir um monitoramento acessível de qualquer lugar do mundo e em tempo real, sendo um grande aliado no monitoramento do Data Center. Pensando nisso, confira a seguir um pouco mais sobre DCIM e monitoramento.
Para gerenciar e monitorar um Data Center de forma a contribuir na sua otimização e eficiência, é preciso se atentar a essas três diretrizes:
O DCIM, abreviação para Data Center Infrastructure Management, se trata de uma plataforma composta por Software, Hardware e outros serviços usados no monitoramento e gerenciamento em tempo real de toda a infraestrutura do local.
A ferramenta conta com diversas tecnologias que permitem monitorar o ambiente, gerir todo o espaço, planejar e otimizar operações, corrigir e evitar falhas e aumentar o desempenho dos equipamentos. Por realizar variadas funções, o DCIM pode ser considerado uma ferramenta tanto técnica como de negócios.
Isso porque além de permitir a análise e intervenção relacionadas à infraestrutura, ativando ou desativando subsistemas, ela também é capaz de otimizar o desempenho dos equipamentos, aumentando a disponibilidade e reduzindo custos do Data Center.
Assim, o DCIM é um grande aliado do monitoramento e gerenciamento de Data Centers, tornando o processo mais eficiente e acessível, uma vez que pode ser feito de qualquer lugar do mundo.
Manter um bom monitoramento é indispensável para evitar e prevenir qualquer possível falha no sistema de dados, permitindo corrigi-los rapidamente.
Se você quer saber mais sobre DCIM vs Monitoramento, entre em contato com alguém de nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!
Se você gostou do nosso artigo DCIM vs Monitoramento e deseja conhecer mais sobre nosso portfólio, acesse https://www.thriveti.com.br