Como o data center moving deve ser um processo de segurança que consiga resguardar todos os equipamentos da empresa, alguns erros não devem acontecer.
Por isso é importante observar alguns detalhes. Separamos para você os erros que não podem acontecer em um data center de forma alguma. Confira:
Esse é um erro muito comum, pois muitas empresas deixam de contratar uma consultoria especializada para realizar a mudança e acabam fazendo por conta própria.
No entanto com uma empresa especializada, você não correrá riscos de perder ou danificar os sistemas e os equipamentos da sua empresa.
A falta de observação dos prazos atrapalha toda a logística que foi planejada para a migração do data center.
Para um projeto de Data Center Moving de pequeno e médio porte adotamos Gestão do Escopo do projeto com abordagem preditiva e, para alguns movings com mesclagem de escopo físico, lógico e nuvem, utilizamos abordagem híbrida, mesclando gestão de escopo de projeto preditiva e também abordagem adaptativa com Ágil.
Antes de iniciar a mudança é imprescindível testar os equipamentos, para analisar e verificar os riscos.
Como resultado, se não são realizados os testes pode ser que após a execução da mudança apareçam peças danificadas ou que apresentem erro.
Abdicar do Boot de Segurança (processo pré moving de shutdown de todo o ambiente e catalogação de tempos de down e up dos equipamentos, bem como anotações de intercorrências) é um erro comum de algumas empresas não especializadas. Como experiência, é comum o cronograma estourar em mais de seis horas por conta de intercorrências que poderiam ser notificadas, mitigadas ou eliminadas na etapa de Boot de Segurança.
Atenção: Visitar o antigo e o novo local é de extrema importância para planejar o momento da mudança.
É importante destacar que a forma de deslocação dos equipamentos é muito importante para evitar que os equipamentos sejam danificados, por exemplo.
Sendo assim, deve-se planejar com segurança a locomoção, a embalagem e o tipo de transporte.
O tipo de transporte deve ser específico em sensíveis, entretanto uma equipe de transporte em sensíveis pode não ser especialista em sensíveis de TI e Data Center. Por exemplo: transportar uma unidade tape library requer peculiaridades bem distintas do transporte de um no-break. Ambos são sensíveis, entretanto a cerimônia de transporte é diferente e não se atentar a essas peculiaridades pode incrementar risco e consequentes danos ao projeto.
Portanto esses são alguns erros que impactam de forma negativa no resultado final do data center moving.
Se você gostou do nosso artigo Data Center Moving: quais são os erros que não podem acontecer? e deseja conhecer mais sobre nosso portfólio, acesse https://www.thriveti.com.br