A necessidade de obter mais eficiência é um dos fatores que tem motivado um maior investimento em tecnologia. Afinal, a busca por uma maior competitividade deixou de ser um luxo e passou a ser uma questão de sobrevivência no mundo corporativo. Esse cenário contribui para uma análise consistente sobre como reduzir custos no Data Center com DCIM.
Ao contar com um recurso de gestão para implantar, manter e aprimorar a gestão da infraestrutura de Tecnologia da Informação, uma empresa pode diminuir as despesas de maneira mais estratégica e alcançar um crescimento sustentável, mesmo em momentos de maior instabilidade econômica.
Neste artigo, vamos mostrar aspectos que confirmam a capacidade de o DCIM propiciar uma redução de custos no Data Center. Confira!
Mesmo que haja um bom suporte de um parceiro especializado, a manutenção emergencial é uma das situações mais temidas na conjuntura atual. Um dos motivos é que os custos por esse serviço são muito elevados se compararmos com os reparos realizados preventivamente.
Além disso, as falhas inesperadas provocam perdas financeiras porque causam instabilidade nos serviços. Por exemplo, uma rede de farmácias tem um aplicativo em que permite a compra de medicamentos. Se o app estiver indisponível em virtude de um problema na infraestrutura de TI, os consumidores vão desistir de comprar por esse canal e vão, provavelmente, procurar a concorrência.
A partir do momento em que uma companhia passa a contar com um sistema moderno de gestão de Data Center, menores são as chances de os ativos de TI apresentarem problemas que provocarão uma paralisação nos serviços.
Um bom investimento é sinônimo de economia, e isso não pode ser ignorado em hipótese nenhuma. Se uma corporação realmente quer reduzir custos no Data Center com DCIM, precisa utilizar uma ferramenta de gerenciamento da infraestrutura de TI com base nas melhores práticas do mercado.
Ou seja, necessita aplicá-la para fazer um bom planejamento dos investimentos necessários para manter ou aperfeiçoar o desempenho do Data Center. Ao escolher boas soluções para o ambiente de TI, uma empresa terá mais segurança e disponibilidade dos dados.
Isso é fundamental para evitar perdas relacionadas com a paralisação dos serviços e com punições previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece multas que podem chegar a R$ 50 milhões ou a 2% do faturamento bruto.
Não há dúvidas de que as despesas com energia elétrica estão entre os principais gastos relacionados com a operação de um Data Center. Atualmente, as contas de luz têm apresentado um aumento significativo para as empresas, o que gera uma preocupação com o gerenciamento das finanças.
Para minimizar os impactos dos aumentos da cona de luz, as companhias precisam investir em alternativas inteligentes. Em razão disso, há um maior foco na busca pelo DCIM. Afinal, essa solução viabiliza um uso dos ativos de TI mais direcionado para a diminuição do consumo de eletricidade, sem afetar o desempenho.
Ao priorizar um bom planejamento é perfeitamente viável reduzir custos no Data Center com DCIM. Logicamente, é interessante contar com um parceiro de serviços de TI com experiência no mercado e habilitado para seguir as principais tendências tecnológicas.
Se está em busca de mais eficiência por meio da TI, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a atingir outro patamar.
Se você gostou do nosso case Como reduzir custos no Data Center com DCIM? e deseja conhecer mais sobre nosso portfólio, acesse https://www.thriveti.com.br